Quem sou eu

Minha foto
 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

Atalho do Facebook

sábado, 6 de novembro de 2010

Plano de Negócio

A montagem de um Plano de Negócio deve ser uma das primeiras ações para a criação de uma empresa. Um plano de Negócio é a definição e análise por escrito das principais variáveis do negócio. A elaboração de um plano de Negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para busca de recursos mas, principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre muito competitivo. O seu Plano de Negócio deve ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu negócio antes de seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e chegar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócio. É justamente ai, que reside o seu valor: É muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel. Para auxiliar na montagem do plano é importante um modelo que sirva como uma espécie de roteiro na construção de seu plano. Um link no final do artigo vai levá-lo a  este modelo ou se preferir no link - Recursos Humanos desta página onde você poderá fazer o download do modelo de Plano de de Negócio. A partir do download do modelo de plano de negócio você pode imediatamente começar a trabalhar em seu projeto. Um modelo é exatamente isso que o seu nome diz: um "modelo". Serve para você ter uma visão melhor do que é um Plano de Negócio e eventualmente aproveitar a estrutura ou parte dela adaptada ao seu "seu negócio". Mas cada projeto é único, mesmo que se trate da mesma área de atuação. O fundamental aqui, mais do que a conclusão do Plano, é a pesquisa que você terá que realizar em busca das respostas às inúmeras perguntas que irão surgir e o consequente aprendizado resultante do trabalho. O modelo não é fechado, não hesite em adaptá-lo a suas necessidades específicas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A trajetória de Dilma Rousseff

Filha de poeta e empresário búlgaro Pétar Russév (naturalizado no Brasil como Pedro Rousseff) e da professora brasileira Dilma Jane Silva, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais. De família de classe média, estudou no tradicional Colégio Sion, de orientação católica. em 1964, enquanto estudava no colégio Estadual Central (hoje Escola Estadual Governador Milton Campos), começou a militar na Polop (Organização Revolucionária MARXISTA - Política Operária). No mesmo ano, ocorreu o golpe militar, já em 1967, casou-se com o jornalista Cláudio Galeno Linhares. Depois da Polop, ingressou na Colina (Comando de Libertação Nacional), movimento adepto da luta armada. Em 1969, começou a viver na clandestinidade e foi obrigada a abandonar o curso de economia na UFMG (Universidade federal de Minas Gerais), que havia iniciado dois anos antes. Pouco depois, separou-se de Galeno e começou a morar em Porto Alegre (RS) com o advogado e militante de esquerda Carlos Araújo, que depois viria a ser deputado estadual. Com ele, Dilma teve sua filha, Paula Rousseff Araújo. Em julho de 1969, Colina e VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) se uniram, criando a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Apesar de ter recebido Treinamento de guerrilha, Dilma nega ter participado de ações armadas; enquanto esteve na clandestinidade, usou vários codinomes, como Estela, Luiza, Maria Lúcia, Marina, Patrícia e Wanda.