Quem sou eu

Minha foto
 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

Atalho do Facebook

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sinais do Corpo

                                                       
                                O rosto é o ponto focal do nosso corpo é a parte onde olhamos primeiro quando encontramos alguém pela primeira vez, o impacto que causamos a outras pessoas para projetar nossa personalidade, há determinados gestos que nos ajuda em uma entrevista.Procure sempre fazer contato visual com os olhos de seu interlocutor, mantendo sempre fixo. Essa decisão demonstra sinceridade e coragem. Não morda seus lábios ou língua. Tenha cuidado ao se sentar, procure sempre manter a posição adequada evite movimentos constantes e bruscos: estes denotam inquietação, medo, nervosismo e descontrole, geralmente as pessoas que sabem como se sentar e controlar os seus movimentos ao sentar-se, demonstram paz, segurança e bom senso. Pelo contrário, aqueles que não mantêm a mesma posição, sentado, movendo os braços e as mãos são frequentemente descritos como irresponsáveis e irregulares. A rígides quando sentado da evidências de nervosismo, tensão e agressão. Estas são as emoções que não deve ser perceptível em nenhum momento, revela pontos fracos na sua personalidade.Não cruze as pernas, mantenha os pés no chão as mãos sobre os joelhos. Isto sugere a auto confiança e controle da situação. Controle os movimentos das mãos, lembre-se que as mãos dizem mais do que falamos. Ao sentar mantenha os braços em seu colo ou sobre os lados da cadeira ou sofá. Esta é a posição NEUTRA que exprime muito pouco o que você realmente está pensando. Sempre mantenha as mãos visíveis, se esconder sob as pernas ou atrás de uma bolsa ou casaco, sugere medo, falsa timidez. A voz entre cortada, é sinônimo de insegurança e timidez, geralmente revela que a pessoa não domina o assunto que seus conceitos não são fortes e definidos. Para demonstrar auto-controle e de segurança, tente projetar sua voz diretamente, sem hesitações de qualquer espécie. A voz revela muito sobre a personalidade do indivíduo: uma voz muito baixa (inconscientemente) sugere nas tomadas de decisões, um indivíduo de alcance limitado, tímido e inseguro. Em contraste, um tom moderadamente alto, audível, sugere: domínio, revela a segurança do conceito que esta sendo manifestado. 


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Causando boa impressão na entrevista



             Seu CV já impressionou o empregador. O proximo passo é vender a pessoa de sí mesmo causando uma boa impressão. Não é apenas o que você diz, mas como você diz ao entrevistador que reforça a mensagem que você esta dando e transmite uma impressão geral de adequação e confiança. Procure chegar ao local alguns minutos mais cedo que lhe dará tempo para se recolher em suas estratégias de apresentação. Se atendido primeiro por uma recepcionista, faça de forma clara e com um sorriso amigável. Verifique se você sabe exatamente onde encontrar todos os documentos podem ser necessários, sem demora ou confusão e conforme citado em artigo anterior, é crucial você ter em mente alguns conceitos: Seja honesto (a) e sincero (a) em suas respostas, demonstre interesse em aprender. Informe-se quanto a empresa em questão: seu ramo de atividade, seu relacionamento com os colaboradores, sua imagem quanto ao público-alvo. Use estas informações, mostre determinação em aprender, seja pró-ativo (a), isto é, não espere que lhe dêem as respostas para tudo, mostre seu potencial para agir, para resolver problemas administrar possíveis conflitos por conta própria. Apresente-se com um aperto de mão e agradeça com outro ao final da entrevista. Com o avanço da entrevista, você vai continuar a passar uma impressão positiva se:
            Ouça com atenção as questões e tentar dar respostas concisas e suportadas com exemplos relevantes. Evite responder com simplesmente "sim" ou "não", não tenha medo de pedir esclarecimentos, se a questão não lhe é clara. Fale claramente e em voz alta o suficiente para o entrevistador (s) ouvir, tente não falar muito rápido. Isso pode ser difícil quando se esta nervoso, mas respire fundo antes de começar a responder a uma pergunta e trabalhar para manter suas respostas concisas. Boa postura e uma expressão amigável irá indicar que você tem uma abordagem positiva. Relaxe em sua cadeira, mas sem curvar. Manter um bom contato visual. Caso tenha mais que um entrevistador, faça contato visual ao longo do tempo. Tente sorrir em momentos apropriado. Boa sorte !!!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Primeiro dia em um novo emprego

        O primeiro dia em um novo emprego gera sempre uma grande expectativa e tensão. Você esta entrando num grupo em que as relações já foram formadas, é o único que não sabe onde é o banheiro, não sabe onde é o almoxarifado, onde se localiza a  sala de expedição, ainda não percebeu que não deve falar com o chefe antes que ele tome sua primeira xícara de café. A tanto para aprender, além dos deveres relacionados com o trabalho para o qual foi contrado. É um pouco confuso para a maioria de nós.

Preparando-se :
        Se for possível e tiver algum tempo entre empregos, talves uma ou duas semanas para deixar o seu local de trabalho anterior e se despedir, deixando para trás os colegas de trabalho pode ser difícil...o número de horas desprendidas no trabalho é muito superior ao número de horas gastas em qualquer outro lugar. As relações boas e más, são normalmente aquelas muito forte. As vezes pode ser muito aconchegante, e outras vezes o relacionamento pode ser como uma grande familia, alguns você mal pode tolerá-los. Mas se acostuma com as pessoas estando com elas dias após dias. Neste tempo já fora do emprego anterior, procure fazer algumas pesquisas. Saiba tudo que puder sobre seu novo empregador. Saiba mais sobre sua linha de produtos, suas filosofias, e sua cultura corporativa. Procure saber se tem alguém de sua rede de amigos que conheça pessoas que já trabalham em seu futuro emprego e pedir para apresentar-lhe antes de seu primeiro dia?

          Planejar o que você vai vestir durante a primeira semana de trabalho. Lembre-se, você vai querer usar seus trajes mais conservadores, para começar, até descobrir o que é apropriado e o que não é. Veja o que tem que ir para a lavanderia ou alfaiate, que precise ser lavada ou passada ou que precise ser substituído. Isto vai poupar de ter que cuidar dessas coisas quando você estiver voltando para casa cansado. Essa primeira semana de um novo emprego pode ser bastante desgastante físicamente e emocionalmente.

            Procure se familiarizar com a rota que te levara para o trabalho, bem como algumas rotas alternaticas. Caso haja trânsito, ou se a linha de ônibus ou metrô que você poderia usar está fora de serviço.
             Se fizer isto com certeza será feliz. Boa sorte!