Quem sou eu

Minha foto
 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

Atalho do Facebook

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pare o mundo que eu quero descer !!!


           De várias catástrofes naturais e tragédias que aconteceram neste início de ano abalando o mundo, acredito que para nós aqui no Brasil o armageddon já teve seu início. Segundo o site Folha.com, o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), confirmou nesta sexta-feira (25) a indicação de Tiririca (SP) para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que será instalada na próxima semana. Em janeiro, o deputado já havia manifestado o desejo de participar da comissão. "Quero trabalhar na área de educação e cultura. É o que o partido também quer", afirmou o humorista em entrevista à Folha. Tiririca diz querer vaga na Comissão de Educação da Câmara " Devemos frisar que a Comissão é de Educação e Cultura. Se ficarem falando que é só de educação fica 'diferente', em vista das coisas que andaram falando dele", disse Portela. Após ser eleito com votação recorde de 1,3 milhões de votos, Tiririca teve que passar por um teste de alfabetização aplicado pela Justiça Eleitoral. "Ele é um palhaço de grande experiência, com certeza vai contribuir com projetos e com suas propostas na área cultural", completou o líder do PR. A Comissão será presidida pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN). O deputado também será indicado suplente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Desde que assumiu no dia 1º de fevereiro, Tiririca ainda não fez o esperado discurso de estréia. No entanto, o deputado chamou a atenção durante a votação do salário mínimo. Segundos depois de dizer que apoiaria o governo e seu partido pelo mínimo de R$ 545, tiririca votou a favor dos R$ 600, apresentado pelo PSDB. Questionado, ele disse que tinha votado não. Informado que na listagem oficial da Câmara tinha saido SIM, afirmou: "Ih, então eu votei NÃO e saiu SIM. - Ilustre deputado Tiririca, seu slogan soa como profecia: "Pior do que tá não fica". Parabéns..., você vai conseguir piorar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como manter o bom humor

                 
            Se você é suscetível ao mau humor preste atenção quando seu corpo sinalizar "sobrecargas" e gaste alguns minutos - ou mesmo horas sozinho. Quanto mais você descobrir seu grau de suscetibilidade para absorver sentimentos dos outros, menos será apanhado de surpresa. Analise  a situação - Se está agindo de maneira arisca ou hostil, volte atrás mentalmente e decifre se de fato você está se sentindo assim ou se "pegou" essa irritação de alguém. Lembre-se de que você não é responsável pela rabugice dos outros; não tente mostrar solidário com as crises alheias. Se você se deparar com alguém que o deixa mal, seja direto, porém diplomático a respeito da sua falta de vontade de compartilhar o mau humor que está no ar. Algumas pessoas têm por hábito usar toda a sutileza do mundo para que compartilhemos com elas seu mau humor. Afinal, a tristeza adora companhia. Não discuta e nem argumente com esse tipo de pessoa. Apenas diga que você sabe muito bem como elas estão se sentindo e procure manter uma boa distância emocional e boa sorte!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Profissionais Indispensáveis

Hoje, tornar-se um colaborador indispensável, menos vulnerável aos cortes nas empresas, requer mais do que simplesmente fazer o seu trabalho bem feito. Exige, acima de tudo, flexibilidade. Novas diretrizes econômicas obrigam as organizações a uma adaptação imediata, tecnologias são implantadas da noite para o dia, organogramas viram do avesso com a maior sem cerimônia. Portanto é preciso jogo de cintura para se encaixar no novo perfil desejado. Para entrar em sintonia com isto, é melhor: Procurar um aprimoramento continuo, estar sempre em ligação direta com o mundo, comparecer a congressos, ficar bem informado e fazer de tudo para ter uma visão ampla da realidade. Pesquisar, descobrir o que existe de novo na sua área, conversar com os colegas a respeito das profissão e das principais tendências da economia, mantendo-se assim em dia com as necessidades reais da organização. Uma das principais tendências da administração atual é a busca de parcerias para o desenvolvimento de novos projetos. Isso quer dizer que, de uma hora para outra, você pode ser chamado para um departamento recém montado ou mesmo uma empresa coligada. O segredo, portanto, é transformar-se num profissional polivalente, capaz de assimilar novos conhecimentos com rapidez e boa vontade. Lembre-se também de que mudanças nem sempre significam que você seja dispensável na função anterior - e sim pode ser indispensável no novo emprego. Sobrecarga de trabalho nunca foi sinônimo de competência. Abraçar responsabilidades sem fim, oferecendo-se para fazer o trabalho dos colegas, não vai torná-lo um modelo de profissional insubstituível. Ao contrario, pode acelerar o seu pedido de licença saúde. Os fortes candidatos à permanencia e ascensão na organização são justamente aqueles que buscam dividir tarefas em prol de objetivos maiores.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Networking - Rede de relacionamento

Porque colocar em pratica esta ferramenta ou este hábito? Atualmente,  não basta apenas sermos competente, é essencial que saibamos manter a nossa empregabilidade. Estabelecer uma rede de relacionamento com um grupo de pessoas que poderão exercer influência positiva em sua carreira ou na busca de uma colocação no mercado de trabalho. Tão importante quanto passar horas e horas na elaboração de teu curriculum é cultivar a sua rede de contatos. Se você parar para pensar, sua network não é tão estreita quanto parece. Faça as contas: quantas pessoas você conheceu no último curso que participou? Lembra o nome de seus professores? Anotou o e-mail de alguém? distribuiu cartões de visita? Conversou com alguém no coffe-break ou ficou mais preocupado com os pãezinhos de queijo terminando na bandeja? Não devemos confundir networking com apadrinhamento QI (Quem Indica), acontece que,  muitas vezes, você indica alguém para uma determinada posição porque conhece e aprova a capacidade e as competências daquela pessoa. Não tem nada a ver com o tal jeitinho brasileiro chamado de pistolão e, nesse caso, a recomendação conta -e muito. Pode até parecer injusto, afinal, você suou a camisa se preparando para o mercado, estudou, fez cursos de aperfeiçoamento profissional, mas a sua rede de contatos-tal como você a enxerga-é praticamente nula. Você distribui os seus curriculos  como papel ao vento, mas, no fim das contas, quem sempre fica com a vaga é aquele profissional que um conhecido do gerente indicou, Que injustiça, não é mesmo? Nem tanto. Se você estiver em pé de igualdade, leva o prêmio quem souber fazer mais networking.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A arte de ser avô

Não resisti e publiquei esta crônica de Rachel de Queiros onde rendo uma homenagem a todos os avôs. Para aqueles que como eu, sente  paixão pelos netos. Se sentirão tocados por tão belas palavras.

          Quarenta anos, quarenta e cinco. Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro. A velhice tem suas alegrias, as suas compensações-todos dizem isso, embora você pessoalmente, ainda não as tenha descoberto-mas acredita. Todavia, também obscuramente, também sentida nos seus ossos, às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade. Não de amores nem de paixão; a doçura da meia idade não lhe exige essas efervescências. A saudade é de alguma coisa que você tinha e lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade. Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor. Meu Deus, onde foram as suas crianças? Naqueles adultos cheios de problemas, que hoje são seus filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento e prestações, você não encontra de modo algum as suas crianças perdidas. São homens e mulheres - não são aqueles que você recorda. E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino que se lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhece o seu direito sobre ele, ou pelo menos o seu direito de o amar com extravagância; ao contrário, causaria escândalo ou decepção, se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ouça primeiro, depois fale

                    

 Temos uma tendência forte de atropelar os sentimentos das pessoas, de correr para resolver as coisas atravéz de conselhos. Mas com frequencia deixamos de reservar algum tempo para o diagnóstico, para tentar compreender verdadeira e profundamente o problema, antes de mais nada. Tentar primeiro compreender implica em uma mudança profunda no paradigma. Tipicamente, nós procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar com intenção de compreender. Elas ouvem com intenção de responder, estão sempre falando ou se preparando para falar, filtram tudo através de seus próprios paradigmas, lêem sua autobiografia na vida das outras pessoas. Isto acontece com muitos de nós. Estamos lotados com nossos conceitos, nossa própria biografia. Queremos que nos compreendam. Nossas conversas tornam-se monólogos coletivos, e nunca entendemos o que realmente se passa dentro de outro ser humano.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Interações Sociais

                                 O comportamento humano é extremamente complexo por seus motivos: estrutura e fins, que não podem ser decompostos senão para análise. Analizando-o, notamos que se realiza através das ações humanas. Respirar, comer, pensar, comprar, vender, são alguns exemplos dessas ações, embora comer e respirar não sejam peculiares aos sêres humanos. As ações humanas são chamadas sociais quando possuem, ao mesmo tempo, significado e referência. É um ato dotado de sentido que, antes de se efetivar como comportamento, pressupõe, na consciência, uma intenção de realizar-se desta ou daquela maneira, como tal ou qual propósito. Uma aranha,  para fazer sua teia, executa ações semelhantes às de um tecelão; abelhas constroem suas colmeias que, pela perfeição, poderiam causar inveja a muitos mestres de obra. Todavia, tanto os tecelãos como os mestres de obra, antes de iniciar o trabalho, projetam-no em seus célebros, não se limitam a transformar a matéria com que a natureza os brindou, mas realizando nela o seu fim. Os indivíduos desenvolvem, por sua vez, ações com relação aos outros indivíduos, com a situação natural, social e cultural que os circulam. Em se tratando de ação social, entendemos ações humanas referidas a outros indivíduos ou a um grupo de indivíduos. Se toda ação social, é na verdade, referida, temos então interação social, que é a reciprocidade de ações sociais. As interações sociais são, a essência da vida social. Um agregado de indivíduos forma um grupo, não porque cada pessoa possui um conteúdo de vida que age sobre todos, mas porque há entre eles influências recíprocas, reciprocidade de ações sociais enfim, interação social. 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O valor das pequenas tarefas


                       No trabalho, muitas coisas desafiam a nossa paciência e nos faz pensar que, quando a tarefa parece maçante, é útil lembrar nosso papel no esquema total das coisas e a importância da contribuição, por menor que seja. Muitas coisas desafiam a nossa paciência: a lentidão das decisões, os entraves da burocracia, as promoções a que aspiramos, o relacionamento com chefes e colegas de trabalho. Observo que as pessoas conseguem se adaptar e superar dificuldades e reestruturações quando sentem que são reconhecidas e valorizadas na sua contribuição para o conjunto.
Numa pesquisa sobre os motivos pelos quais as pessoas permaneciam em uma organização, o salário constituía o quinto fator em importância. Reconhecimento e valorização eram os principais motivos. Para sermos felizes no trabalho, precisamos sentir que estamos contribuindo com algo importante para o objetivo final, para execução das metas da empresa, para a sensação de companheirismo. As maneiras de contribuir variam, mas o desejo de ter o próprio valor reconhecido é permanente. Em cada um de nós, há um desejo universal de ajudar os outros, não importa quantas barreiras existam para atingir esse objetivo. Quando confiamos na nossa capacidade para contribuir e quando reconhecemos as contribuições dos outros, aumentamos a paciência no trabalho, a nossa e a daqueles que nos cercam. Embora possamos receber o reconhecimento por parte dos outros, é fundamental termos consciência de nossa própria importância, precisamos descobrir onde nossos mais íntimos desejos se encontram com as necessidades do mundo. A partir daí, podemos trabalhar incessantemente por nosso objetivo, seja ele qual for, sem mesmo ser necessário ver resultados imediatos. Onde é que precisam de você e qual a sua utilidade colocando parafusos um a um?