Quem sou eu

Minha foto
 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

Atalho do Facebook

sábado, 19 de abril de 2014

ENTREVISTAS DE EMPREGO



Para fixar
Guarde esta informação: uma empresa que atua com visão estratégica e com clareza de objetivos busca contratar o profissional mais adequado, e não necessariamente o melhor, o mais experiente ou o mais graduado.
Tudo pronto. Você está preparado para ir à empresa. Nessa situação, outros pontos devem ser observados:
·         Faça o possível para chegar ao local com cerca de dez minutos de antecedência, assim terá tempo de desligar-se das ocorrências do caminho (trânsito, calor, frio, etc) e concentrar-se no que vai fazer.
Entretanto, nunca chegue com mais de 30 minutos de antecedência nem atrasado, certamente.
·         Aproveite o tempo para observar o ambiente da empresa e as pessoas em seu trabalho. Essa observação pode mostrar sinais interessantes sobre o funcionamento e a organização da empresa, a comunicação entre os funcionários, seu nível de satisfação aparente, dentre outras coisas.
·         É possível que encontre outros candidatos no mesmo ambiente (sala de espera). Procure fazer contatos, pois saber um pouco sobre eles pode dar-lhe algumas pistas sobre o tipo de profissionais nos quais a empresa tem interesse, bem como ajudá-lo a se posicionar melhor no processo.
Quanto ao contato com as pessoas, vale ter em mente algumas informações:
·         Cumprimente as pessoas com um aperto de mão firme. Demonstre energia, mas sem exagero.
·         Ao falar, mantenha um tom de voz adequado. Falar muito baixo ou muito alto dificulta a comunicação.
·         Olhe para as pessoas enquanto fala com elas. Isso mostra segurança e confiabilidade.
·         Escute atentamente o que os outros têm a dizer; não interrompa quem está falando.
·         Evite tiques, como chacoalhar as pernas, estalar os dedos ou mexer num relógio ou caneta e DESLIGUE O CELULAR.
·         Tenha cuidado com os vícios de linguagem, como usar sempre as mesmas expressões: ‘Né’ ? , ‘Certo ?’ , ‘Hã hã’.
·         Não fume, coma ou masque chicletes, especialmente se estiver conversando.
PARA REFLEXÃO
Seja qual for a técnica a que venha a ser submetido (entrevista, dinâmica de grupo de grupo, teste), tenha em mente que o foco pode ser a busca de informações profissionais. Mas seu comportamento
Mas seu comportamento e atitudes também serão observados, pois a empresa quer conhecer você.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

MUDANÇA DE ATITUDE DE ALUNOS MELHORA NOTAS



Curiosidade, persistência, responsabilidade e espírito colaborativo são características que melhoram o desempenho dos alunos em português e matemática. Um estudo realizado pelo Instituto Ayrton Senna mostra que o desenvolvimento dessas características ao longo da vida escolar impacta diretamente no aprendizado dessas disciplinas. Chegar a essa conclusão foi possível após um questionário piloto ser aplicado a 25 mil alunos do 5° ano do ensino fundamental, 1° e 3° do médio, da rede estadual do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. As perguntas não tinham resposta certa ou errada, mas múltiplas alternativas que representavam, a partir de uma escala de pontos, determinadas dimensões de comportamento. Entre as questões estavam indagações como: "Quanto você consegue prestar atenção nas aulas?", "Consegue estudar mesmo tendo outras coisas interessantes para fazer?" e "Quanto você é esforçado?". O questionário foi batizado de Senna, abreviação invertida de Avaliação Nacional das Não Cognitivas e Socioemocionais, e levou em conta, primeiro, cinco grandes domínios da personalidade: abertura a novas experiências, conscienciosidade, extroversão, neuroticismo e amabilidade. E acrescentou um sexto: motivação e crenças.
Para poderem relacionar os dados levantados pelo Senna com o desempenho dos alunos nas disciplinas regulares, foi usado o resultado do sistema de avaliação de português e matemática da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Assim, foi possível cruzar os resultados e entender, dentro dessa amostragem, quais as habilidades socioemocionais mais presentes nos resultados dos alunos com melhor desempenho nessas disciplinas. Com base nesses dados, o relatório aponta que, se um estudante que tenha nota de conscienciosidade no pior quartil de resultado – aquele que desiste fácil de seus objetivos, sem foco e pouco organizado – for estimulado e chegar ao maior nível dessa habilidade, ele melhora seu desempenho em matemática o equivalente a 4,5 meses de aprendizado.
Abertura a novas experiências melhora português
Em português, as habilidades socioemocionais que trouxeram mais benefícios para o aprendizado da disciplina foram a abertura a novas experiências, que engloba a criatividade e imaginação, por exemplo, e motivação, precisamente sobre o quanto o indivíduo relaciona suas decisões pessoais com acontecimentos externos. Ainda em português, a pesquisa também relata que, levando em conta apenas os alunos do 5° ano do fundamental, a conscienciosidade também tem um papel importante. Já a extroversão tem efeito negativo para estudantes do 1° e 3° ano do ensino médio. Segundo a literatura internacional sobre o tema, é difícil de se identificar o efeito da extroversão sobre resultados educacionais. Com essa primeira amostragem, foi feito um trabalho de aprender como fazer a medição dessas habilidades, segundo Daniel Santos, economista especialista em impacto de políticas voltadas à primeira infância, autor do estudo junto com Primi. "O que existia até então era uma evidência grande da importância dessas competências para o futuro e que a escola é capaz de modificá-las, isso já justifica medi-las e repassar a informação. Agora o como essas informações vão ser usadas ainda precisa de amadurecimento."
Fernanda Kalena e Tatiana Klix
Do Porvir