Quem sou eu

Minha foto
 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

Atalho do Facebook

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TIRIRICA X ERVA DANINHA

            X   

Nesta simbiose destes seres, qualquer analogia é pura coincidência. Sabendo que a planta, com muita dedicação e luta é possível erradicar. Já a outra espécie, enquanto existir seres que praticam o ato de cidadania de maneira imprudente pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois, é tarde para o arrependimento. Quando votamos, delegamos nossas funções para outras pessoas. Alguém que julgamos que vá nos representar muito bem no plenário. Alguém que lute por nossos direitos e que se caracteriza pelos dotes da inteligência e um desenvolvimento racional do saber.
ANALOGIA: A tiririca, uma das principais plantas daninhas, possui um conjunto de bulbos, rizomas e tubérculos subterrâneos, interligados em forma de corrente, de onde surgem as folhas e as hastes florais. Os tubérculos são produzidos nos rizomas e, quando brotam, uma ou mais gemas começam a crescer, produzindo novas plantas com mais tubérculos, garantindo a reprodução e a disseminação da tiririca.
A maior parte dos tubérculos (80%) é formada nos primeiros 20 centímetros de profundidade do solo e pode ficar dormente por longos períodos de tempo, sendo que quanto maior for a profundidade em que estiverem os tubérculos, maior será o seu tempo de sobrevivência no solo.
OCORRÊNCIA
A tiririca está presente no mundo todo, principalmente em países tropicais e subtropicais, onde encontra condições ideais para o seu desenvolvimento.
DISSEMINAÇÃO
A tiririca se dissemina através de:
Aplicação de matéria orgânica contaminada;
Máquinas e implementos agrícolas com tubérculos aderidos.
Mudas contaminadas;
Touceiras de grama;
Enxurradas, sulcos e canais de irrigação.
PREJUÍZOS
A tiririca reduz a produção agrícola em 40 por cento, em média, podendo chegar a 90 por cento, no caso de hortaliças.
MANEJO INTEGRADO DA TIRIRICA
As técnicas de manejo da tiririca baseiam-se na inibição da formação de novos tubérculos e/ou da brotação destes, e podem ser: prevenção, controle e erradicação.
EVITAR A DISSEMINAÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!
Prevenção: A prevenção consiste em evitar-se a introdução de plantas ou qualquer propágulo de tiririca em áreas não infestadas, exercendo-se um rígido controle de qualidade das sementes certificadas.
CONTROLE: Esta técnica, que deve ser contínua, é composta pelas seguintes fases: diagnose do problema, avaliação da adequabilidade e seleção dos métodos disponíveis e específicos ao problema e execução do controle propriamente dito.
ERRADIAÇÃO: Esta técnica visa à eliminação de todas as partes da plantas daninha da área, incluindo a destruição de sementes, rizomas, raízes tuberosas e tubérculos. Utiliza-se esta técnica em pequenas áreas.
"PREVENIR É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO!"

Luiz Antonio Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, dicas e comentários: