Quem sou eu

Minha foto
 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

Atalho do Facebook

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Interações Sociais

                                 O comportamento humano é extremamente complexo por seus motivos: estrutura e fins, que não podem ser decompostos senão para análise. Analizando-o, notamos que se realiza através das ações humanas. Respirar, comer, pensar, comprar, vender, são alguns exemplos dessas ações, embora comer e respirar não sejam peculiares aos sêres humanos. As ações humanas são chamadas sociais quando possuem, ao mesmo tempo, significado e referência. É um ato dotado de sentido que, antes de se efetivar como comportamento, pressupõe, na consciência, uma intenção de realizar-se desta ou daquela maneira, como tal ou qual propósito. Uma aranha,  para fazer sua teia, executa ações semelhantes às de um tecelão; abelhas constroem suas colmeias que, pela perfeição, poderiam causar inveja a muitos mestres de obra. Todavia, tanto os tecelãos como os mestres de obra, antes de iniciar o trabalho, projetam-no em seus célebros, não se limitam a transformar a matéria com que a natureza os brindou, mas realizando nela o seu fim. Os indivíduos desenvolvem, por sua vez, ações com relação aos outros indivíduos, com a situação natural, social e cultural que os circulam. Em se tratando de ação social, entendemos ações humanas referidas a outros indivíduos ou a um grupo de indivíduos. Se toda ação social, é na verdade, referida, temos então interação social, que é a reciprocidade de ações sociais. As interações sociais são, a essência da vida social. Um agregado de indivíduos forma um grupo, não porque cada pessoa possui um conteúdo de vida que age sobre todos, mas porque há entre eles influências recíprocas, reciprocidade de ações sociais enfim, interação social. 

Um comentário:

  1. As vezes para fazer parte de um grupo social temos que, de certa forma, mudar algumas atitudes para interagir com ele. Nem sempre fazer o que queremos, mas o que podemos e devemos para contribuir para uma interação melhor entre todos.

    ResponderExcluir

Sugestões, dicas e comentários: