Cientistas pesquisaram,
pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior
responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional)
pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência).
O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto
emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas
emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Segundo o
Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida,
principalmente, por estes três meios:
01. Amplie sua
autoconsciência. Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e
avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus
clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos,
lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é muito diferente de nossa
autopercepção, ou seja, a forma que nos vemos é, completamente, diferente da
que forma com que os outros nos vêem. Um exemplo é a velha história da fita de
vídeo ou da fotografia. É incrível a quantidade de pessoas que não se
reconhecem ou que acreditam não serem fotogênicas. Para ampliar a
autoconsciência é preciso realizar autocríticas regularmente, mas de uma
maneira ordenada. Escreva no papel as percepções que tem de si mesmo e pergunte
a alguém em que você confie e que admire se a forma como os outros lhe vêem não
é muito diferente da forma como você se vê. É um exercício bastante
enriquecedor, vale a pena experimentar, mas esteja aberto a críticas e
sugestões. O feedback é sempre um presente.
02. Controle suas
emoções. Procure redirecionar sua energia emocional para buscar resultados
positivos em todas as suas situações de vida. Pratique exercícios como
desenvolver diálogos internos mais construtivos, procurar tornar um hábito ser
um bom “solucionador de problemas”. Controle sua excitação, pois o corpo fala e
pode demonstrar raiva, ansiedade, desânimo, desinteresse e uma série de atos
que podem prejudicá-lo. Faça do entusiasmo e bom humor grandes aliados em seus
combates diários. Neste ponto vai ficar claro que você pode ser seu melhor
amigo, bem como seu maior inimigo. Saiba que um pensamento é apenas um
pensamento, o qual pode ser modificado e que emoções como ressentimento,
excesso de críticas e culpa de forma exagerada são muito prejudiciais a sua
carreira. Lembre-se que a vida é feita por relacionamentos e são suas emoções
que os regem. Aprender a controlar e, principalmente, a gerir suas emoções é um
enorme diferencial neste novo mundo competitivo. O verdadeiro poder está na
capacidade de amar a si mesmo, bem como saber distribuir e compartilhar este
amor. A vida é relativamente simples, mas o ser humano é extremamente complexo.
03. Aprenda a se
automotivar. Ainda segundo o Dr. Hendrie, temos quatro grandes fontes de
automotivação. São elas:
• Você mesmo com suas
crenças e atitudes. Você é exatamente aquilo que pensa que é. A frase “não sou
bom o bastante” não deve fazer parte do seu vocabulário. Todos nós somos
dotados de uma capacidade enorme de aprender, aliás, o aprendizado, o
conhecimento é o que nos diferencia dos outros animais. O problema é que
pensamos que sabemos muito e fazemos muito pouco, ou como diz a consultora Inês
Cozzo “saber e não fazer, é ainda não saber.” Mais do que motivação o que
existe é automotivação, porque você só faz se você quiser, se houver
comprometimento. Atitudes podem ser mudadas, mas nunca esqueça que são elas que
lhe fazem feliz ou infeliz, realizado ou fracassado, tudo é uma questão de
escolha e ninguém pode ou deve escolher por você.
• Pessoas a sua volta.
Busque apoio e incentivo em amigos e parentes. Fuja dos pessimistas de plantão,
eles estão bem próximos dizendo o quanto tudo está errado, porém fazem pouco
para mudar a situação. Muitos pessimistas se auto-rotulam de realistas, mas na
verdade o novo e o desconhecido os amedrontam. Seja seletivo em relação a suas
amizades, o que não quer dizer, que você deve ser preconceituoso, mas sim que
deve procurar ter em sua equipe pessoas positivas, de alto astral e que
iluminem o ambiente. Nos momentos de crise, elas fazem a diferença, são mais
dispostas a enfrentar novos desafios e tendem a ter melhores resultados.
• Mentor emocional.
Tenha uma figura-modelo real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire.
Afinal, todos temos momentos de desânimo, apatia, aquela sensação de que nada
vai dar certo. Pense em alguém que você admira, seja um ente querido, um grande
atleta ou empresário. Você acha que foi fácil para ele? Não. Houve crises,
fracassos, derrotas. A diferença: eles souberam levantar, compreenderam que a
adversidade faz parte da vida e não pode ser evitada, mas sim compreendida. Use
esses exemplos de vida como parâmetros, se eles conseguiram, por que você não
pode conseguir também?
• Ambiente e
instalações. Transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável.
Fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos “detalhes” que
nos levam ao sucesso. No seu local de trabalho evite cores escuras, use cores
alegres, sempre que puder mude o ambiente físico com uma nova decoração, troque
os móveis de lugar, muitas vezes nem é preciso muito investimento para mudar.
Nesse aspecto, as mulheres são campeãs. Pergunto: quantas vezes sua mulher fez você
mudar a estante e o sofá da sala somente para mudar um pouco o ambiente? Elas
são eternas insatisfeitas, o que é muito bom, pois é assim que se muda o mundo.
Lembre-se: onde se ganha o pão, o solo é sagrado. Transforme o seu local de
trabalho em um refúgio aconchegante, um lugar agradável, ideal para se buscar
inspiração.
A inteligência
emocional é algo que pode ser aprendida e aperfeiçoada, pois quando estamos
motivados enfrentamos crises e obstáculos com muito mais coragem e
determinação, somos mais criativos e propensos a levar nossas ações até um bom
e feliz fim.
Por Paulo Araujo
Muito bom, conselhos essências para quem quem mudar e claro, como sempre é necessário o positivismo. Obrigado Prof° pelo conteúdo do blog, muito informativo.
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