Curiosidade,
persistência, responsabilidade e espírito colaborativo
são características que melhoram o desempenho dos alunos em português e
matemática. Um estudo realizado pelo Instituto Ayrton Senna mostra que o
desenvolvimento dessas características ao longo da vida escolar impacta
diretamente no aprendizado dessas disciplinas. Chegar a essa conclusão foi
possível após um questionário piloto ser aplicado a 25 mil alunos do 5° ano do
ensino fundamental, 1° e 3° do médio, da rede estadual do Rio de Janeiro, em
outubro do ano passado. As perguntas não tinham resposta certa ou errada, mas
múltiplas alternativas que representavam, a partir de uma escala de pontos,
determinadas dimensões de comportamento. Entre as questões estavam indagações
como: "Quanto você consegue prestar atenção nas aulas?",
"Consegue estudar mesmo tendo outras coisas interessantes para
fazer?" e "Quanto você é esforçado?". O questionário foi
batizado de Senna, abreviação invertida de Avaliação Nacional das Não
Cognitivas e Socioemocionais, e levou em conta, primeiro, cinco grandes
domínios da personalidade: abertura a novas experiências, conscienciosidade,
extroversão, neuroticismo e amabilidade. E acrescentou um sexto: motivação e
crenças.
Para poderem relacionar
os dados levantados pelo Senna com o desempenho dos alunos nas disciplinas
regulares, foi usado o resultado do sistema de avaliação de português e
matemática da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Assim, foi possível
cruzar os resultados e entender, dentro dessa amostragem, quais as habilidades
socioemocionais mais presentes nos resultados dos alunos com melhor desempenho
nessas disciplinas. Com base nesses dados, o relatório aponta que, se um
estudante que tenha nota de conscienciosidade no pior quartil de resultado – aquele
que desiste fácil de seus objetivos, sem foco e pouco organizado – for
estimulado e chegar ao maior nível dessa habilidade, ele melhora seu desempenho
em matemática o equivalente a 4,5 meses de aprendizado.
Abertura
a novas experiências melhora português
Em português, as
habilidades socioemocionais que trouxeram mais benefícios para o aprendizado da
disciplina foram a abertura a novas experiências, que engloba a criatividade e
imaginação, por exemplo, e motivação, precisamente sobre o quanto o indivíduo
relaciona suas decisões pessoais com acontecimentos externos. Ainda em
português, a pesquisa também relata que, levando em conta apenas os alunos do
5° ano do fundamental, a conscienciosidade também tem um papel importante. Já a
extroversão tem efeito negativo para estudantes do 1° e 3° ano do ensino médio.
Segundo a literatura internacional sobre o tema, é difícil de se identificar o
efeito da extroversão sobre resultados educacionais. Com essa primeira
amostragem, foi feito um trabalho de aprender como fazer a medição dessas
habilidades, segundo Daniel Santos, economista especialista em impacto de
políticas voltadas à primeira infância, autor do estudo junto com Primi.
"O que existia até então era uma evidência grande da importância dessas
competências para o futuro e que a escola é capaz de modificá-las, isso já
justifica medi-las e repassar a informação. Agora o como essas informações vão
ser usadas ainda precisa de amadurecimento."
Fernanda
Kalena e Tatiana Klix
Do
Porvir
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sugestões, dicas e comentários: