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 Graduado em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Administração e Logística, Pós graduado em Docência do Ensino Médio, Técnico e superior, professor/assessor no Colégio Tableau de Taubaté, Liderança comunitária, membro da CADCA Taubaté (Coalizão Comunitária Antidrogas).

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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ASSERTIVIDADE

Algumas pessoas confundem assertividade com agressividade. Ser assertivo é afirmar a si mesmo é adotar uma posição particular em um desacordo é defender um ponto de vista sem compromisso. De fato, ser assertivo significa comunicar suas necessidades, desejos, sentimentos, crenças e opiniões para com os outros de forma direta e honesta, e ao mesmo tempo, ser receptivo às suas necessidades e sem ferir intencionalmente os sentimentos de ninguém. É salutar imaginar assertividade como um meio termo entre agressividade e passividade. O uso de táticas de intimidação é destrutivo para os relacionamentos e para à sua auto-estima. Ser passivo pode ajudá-lo a evitar o conflito, mas o preço pago inclui sentimentos de desamparo e falta de controle. A comunicação direta sem rodeios pode reduzir os conflitos, construir sua auto-confiança e melhorar suas relações pessoais e de trabalho. Seguindo algumas sugestões simples, você pode ter as habilidades necessárias para ser mais assertivo em seus relacionamentos. Com o uso de comportamentos agressivos, como ameaças verbais ou físicas, você pode até obter o que quer a curto prazo, mas seus relacionamentos irão sofrer. Por outro lado, o comportamento passivo também pode arruinar relacionamentos, porque suas próprias necessidades, desejos e sentimentos são ignorados em favor de argumentos não expostos.  Pense em um recente conflito, onde as suas necessidades, desejos ou sentimentos não foram respeitados. Imagine como você poderia ter lidado com isso de uma forma mais assertiva.     Pratique falando de um modo assertivo, sozinho ou com um amigo. Preste atenção à sua linguagem corporal e verbais, bem como as palavras que você diz. Respeitar os desejos, necessidades e sentimentos dos outros, e aceitar que os seus pontos de vista pode ser diferente de outra pessoa.  Adote uma abordagem de resolução de problemas de conflitos, buscando soluções que atendam os dois conjuntos de necessidades. Tente ver a outra pessoa como seu colaborador, em vez de sua oposição.

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